Programas

Saiba mais sobre o trabalho da Apabex

Todos os programas implementados na Apabex foram criados e são mantidos em total sintonia com a principal missão da entidade: “Acolher, cuidar e incluir socialmente pessoas com deficiência intelectual por meio de ações de inserção no mercado de trabalho, convivência social, apoio familiar e suporte ao envelhecimento, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida”. São atividades focadas no desenvolvimento e na qualidade de vida dos assistidos, observando-se suas individualidades, suas aptidões, potencialidades, possibilidades, priorizando-se as competências e não as dificuldades de cada pessoa.

Os programas Espaço de Convivência e Moradia Assistida são estruturados e aprimorados frequentemente buscando equilíbrio físico, emocional, financeiro e social. Nesses programas são estimuladas: cooperação mútua, criatividade e expressividade artísticas. Destaque para atividades sócio-inclusivas como: ida a restaurantes, cinemas, teatros, shows, visita a museus, centros culturais, passeios e viagens. Os trabalhos têm suporte do programa Orientação Psicológica. Quando o assistido evidencia sinais favoráveis para o mercado de trabalho, entra em cena o Emprego Apoiado.Já o Programa Social de Apoio Familiar funciona no escopo do Serviço Social da instituição no sentido de ajudar, inclusive financeiramente, as famílias dos assistidos.

Moradia Assistida

Este é um programa de residência, com acolhimento e zelo constante que funciona em Vinhedo-SP. É destinado a adultos e idosos com deficiência intelectual, cuja permanência junto à família esteja inviabilizada devido ao envelhecimento ou morte dos pais ou impossibilidade de convivência com outros responsáveis legais. Atende a pessoas que não dispõem de condições de se auto-cuidarem.

Atividades: saídas para cinema, teatro, restaurantes, lanchonetes, viagens, cursos, atividades culturais da cidade, atividades cívicas, compras em lojas e supermercados, atividades físicas em geral, atendendo a necessidade de cada assistido.

O programa possui um pilar básico que é a manutenção dos vínculos familiares através da participação e envolvimento da família nas questões principais do residente, tais como: questões ligadas à saúde, visitas regulares para preservação dos laços afetivos e culturais, esclarecimentos e orientação quanto a questões próprias da deficiência, suporte a questões de ordem legal.

Orientação Psicológica

É um programa voltado ao atendimento dos assistidos e suas famílias, em grupos e individualmente. Consiste na orientação dos aprendizes quanto às regras de atividades e convivências na Apabex, bem como intervenções com os familiares visando à contribuição na melhoria do comportamento e bem estar dos assistidos.

Emprego Apoiado

Desenvolvido pela Apabex desde 2002, sob a coordenação de profissionais especializados. É considerado uma forma eficaz para inclusão no mercado de trabalho, por respeitar escolhas, interesses, habilidades e talentos das pessoas com deficiência, atendendo as necessidades do mercado. Conta com acompanhamento constante na relação empregado-empregador.